Tuesday, April 1, 2008

Alcatraz... sem fuga!


Situada no meio da baía de São Francisco, encontra-se a ilha de Alcatraz.
Lá apanhamos o belo do barquinho em direcção á prisão! Após me terem dito que nos fechavam lá dentro por 15 segundos... confesso que fui com algum receio.. ENTÃO E SE AVARIAR? E SE NÃO ABRIR? AAAAHHHH Estava realmente com carinha de quem ia para a prisão.. FOR REAL!
Mas lá ganhei coragem e entrei na ilha na companhia da Andreia, do Carlitos e da Lili! Logo á entrada fomos tratados que nem prisioneiros! Entramos pela porta dos reclusos, onde de um momento para o outro a vista sobre a cidade de São Francisco desapareceu.. Estavamos agora no local onde os reclusos tomavam banho e mudavam as roupas (Não tinham privacidade nenhuma! E era frio!)!
Mas o Audio tour começa e é aqui que surgem duas perspectivas diferentes.. vou tentar explicar! Durante toda a visita, ouvimos o tour da perspectiva dos polícias e por outro lado dos prisioneiros! Enquanto o polícia dizia "Este é o corredor D.. esta é a solitária onde os reclusos mal comportados poderiam permanecer durante 14 dias", o prisioneiro já dizia "cada vez que me trancavam na solitária (onde não há luz), arrancava um botão da camisa e atirava ao ar.. e depois apenas o procurava no escuro, afim de passar o tempo!".












Já nas celebrações do ano novo, os reclusos eram trancados nas celas mais cedo, pois os polícias gostavam de ir cedo para casa e celebrar o novo ano com as famílias! Visto que a ilha se situa na Baía, os reclusos podiam ouvir as celebrações, os risos e toda a felicidade das celebrações do Ano Novo.. e como podem imaginar.. psicológicamente era complicado.
Já a história de nos fecharem durante 15 segundos.. não era verdade! UFF! Mas mesmo assim houve uma demonstração de como fechavam os reclusos á noite.. e digo-vos.. era um som HORRIVEL antes de ir pa caminha (vejam o video).. Após um dia na prisão de alta segurança, onde alguns dos piores criminosos viviam, para os prisioneiros aquele som tinha um grande significado.. "sobrevivi mais um dia".





A prisão foi mais tarde encerrada a 21 de Março de 1963 devido ao alto custo de manutenção.
Foi sem dúvida uma visita que me fez pensar muito... e por isso aconselho a todos passar uma tarde por lá!
Já de volta á cidade, encontramo-nos com o António, o Bruno, a Sara e a Ana Luísa.. e fomos até um ristorant italiano! E já tarde voltamos para casa.. para mais uma noite ao som de boa música!

3 comments:

Sluggish7 said...

Faltou dizer que de Alcatraz se tem a melhor vista da skyline de Sao Francisco.

Anonymous said...

Essa historia do botão arrepiou-me... fiquei mais "galinha" do que já sou... lol *jinhos*

Anonymous said...

uauuuu..alcatraz,ainda nao tive opurtunidade de ir!!gostei da tua historia,sem querer è so mais um incentivo para uma futura visita!com tudo isto e com o teu titulo vou na ideia dos irmaos anglin e do Q.I elevado que organizou a famosa fuga..uff...demais para quem viu o filem heeiimm....hehee,boa..fizeste um bom blog:) R1CK1_18@hotmail.com byeeee...