Monday, April 14, 2008

Arábia Saudita.. Um pequeno tributo á Fatouma!

Num post anterior, referi que a Fatouma é natural da Arábia Saudita! É sem dúvida uma amiga fantástica, e visto ser de um país onde a cultura é extremamente diferente.. tenho sempre tendência a fazer mil e uma perguntas! Desculpa Fatouma!
Mas é sem dúvida uma cultura que me desperta curiosidade, e daí partilhar convosco algumas das realidades deste país!
Estava hoje á conversa, quando a Fatouma (FA) me disse.. "Ai tenho de preencher a papelada dos impostos.. que seca!"
Ora eu: Impostos? Mas mandas por correio pa Arábia Saudita?
FA: Naaaa! São os meus impostos aqui na América!
eu: Então, e como fazes com os da Arábia Saudita?
FA: Ehh.. Não há impostos na Arábia Saudita!
eu: Mas mas.. eh pah.. sou mesmo ignorante! Não há impostos??!! OH MARAVILHA! Então mas como é que há dinheiro?
resposta da FA: OIL!!
Td dito! Bom.. e a propósito desta vieram muitas mais!
Fiquei então a saber que as mulheres quando se divorciam (com filhos), recebem dinheiro todos os meses do governo! Santa ignorância... Perguntei então se as mulheres lá podem trabalhar, e ela disse que sim.. mas claro, só algumas profissões (ex: professora, enfermeira). Fiquei também a saber que as mulheres não podem conduzir! Os homens devem andar todos contentes nas ruas.. pelo menos na têm expressões como "eh pah! só podia ser uma mulher!" Mas atenção, há excepções! As mulheres Bedouins podem conduzir, pois vivem no deserto! Engraçada a comparação que a Fatouma fez.. As Bedouins são consideradas as mulheres do campo "country women" (apesar de estarem a viver no deserto)!
Fantástico!
Apesar de estar nos States todos os dias aprendo algo.. é sem dúvida um ambiente rico em diferentes culturas que cada vez mais me surpreendem!

7 comments:

Gisela said...

Essa é a sorte de estar num país com tantas culturas diferentes! ;)
Quem me dera...

Anonymous said...

Gostei mt deste post. Vai dando noticias assim :)

Anonymous said...

a falares assim do país e da cultura da tua amiga pareces achar muita graça a tudo, mas atenção, a arábia saudita é um país terrível para as mulheres, para os homossexuais, para os cristãos,... parece que tem muita piadinha mas é para quem está por fora sem correr o risco de ser apedrejado na rua

Ju said...

Resposta ao Ze:

Nao acho graca ou piadinha a tudo.. e lamento que tenhas percebido isso.
Sei que a Arabia Saudita e um pais extremista onde tanto as mulheres, cristaos ou homossexuais sofrem.. Se um assaltante for apanhado a mao 'e imediatamente cortada.. A pena de morte 'e tambem exercida neste pais.
Mas como sabes, em todas as culturas ha o bom e ha o mau. Apenas referi no meu blog algumas curiosidades que de certo modo, foram uma surpresa para mim e ao mesmo tempo algumas comparacoes como mulher do campo=mulher do Deserto.
Segundo a Fatouma as leis na Arabia Saudita estao a mudar.. o pais esta a tornar-se um pouco mais liberal, isto em comparacao com outros paises Muculmanos!
Mas como tu dizes, nao sou residente na Arabia Saudita, dai nao ter uma ideia definida acerca deste pais... Apenas tenho curiosidade em conhecer a cultura.

Abracos

Anonymous said...

Gostei:)Venham mais posts destes k fico a saber coisas k desconhecia...

Nuxa***

Simãozinho, o Bife said...

Eu aqui também tenho um meltdown de culturas que é obra...é bom saber como as coisas são tão diferentes...

Anonymous said...

Atão gaijaaa já actualizávamos o blog não???
Queremos mais novidades!!disseste-me a 1 semana que ias por coisas novas e ate agora nada... da descanso aos ratinhos...coitadinhos dos bixos :)
Muchos Besitos