Tuesday, April 29, 2008

Portuguese attack Chicagoooo!


E directamente de Tugalzito... chega a Diana!!!!! Veio fazer uma visita a Chicago, seguiu para San Diego para o AACR e voltou uns dias depois! Tão bom!! Sem dúvida bons tempos em Chicago! E acreditam que o tempo esteve óptimo? Mas já voltou aos 5ºC!! Diana.. VOLTAAA!
Fiquei a conhecer os amigos e as lojas favoritas da Diana.. acredito que em breve também serão as minhas favoritas! ;) Este fim de semana.. AO ATAQUE!
Então e as saídas? AMAZING! Sexta e sábado foi lindoooo! Que falta me fazem estas saídas.. VIVA OS MAI THAI, e a Blueberry vodka!! ;)


Já durante a semana tive o meu primeiro treino de Softball!! A Diana lá me convenceu a bater a bola.. bom.. em 10 lançamentos devo ter acertado 4! Mas não foi assim tão mau.. pensei que ia ser pior! Fiquei toda contente! E como já era o último dia da Diana no instituto, fomos até downtown.. e fiquei a saber de uma história muito bonita.. mas também triste, acerca de um lindo e luminoso edifício em Chicago.. Conta a história que o arquitecto que o desenhou, perdeu a sua noiva poucos dias antes do casamento... E como prova do seu amor alterou o projecto inicial.. e desenhou no topo.. o bolo do casamento! Lindo! (vejam a foto) A verdade é que eu e a Diana tentamos VÁRIAS vezes tirar a foto ao edifício.. mas na sei porquê ficava sempre desfocado! Muito estranho.. até que desistimos!












Já estou cheia de saudadessss! Mas já falta pouco.. daqui a uns meses já estou eu em Portugal!

Thursday, April 24, 2008

Chicago Teams


Como qualquer grande cidade americana, Chicago tem várias equipas em diferentes modalidades! Ou seja, o tipo de desporto vai alterando consoante o tempo... E visto que em Chicago temos neve, chuva (gelada e tropical), trovoadas, sol e mais sei lá o quê.. os desportos vão variando!
Quando cá cheguei a época do futebol americano estava mesmo a acabar... os nossos "BEARS" ficaram pelo caminho..
Mas chega o frio e os desportos indoor também! Chicago Bulls (Basketball) e Blackhawks (Ice Hockey)!










Confesso que foram desportos que me surpreenderam pela positiva.. e fiquei com um carinho especial pelos blackhawks! No entanto, os resultados também não foram nada famosos..
O que vale é que a época do basebol começou! É a vez dos Chicago CUBS e dos WHITE SOX entrarem em campo! Para já estou a torçer pelos CUBS.. são meus vizinhos e estão a começar bem! FORÇA CUBS!
Mas e então o futebol?? Não há? Bom.. aqui chamam Soccer como já todos devem saber.. e Chicago tem uma equipa! Os Chicago Fire! Mas bom.. eu, que sou uma menina.. e que era das últimas a ser escolhida pa integrar a equipa de futebol nas aulas de educação física.. th a dizer que.. FONIX! JOGO MELHOR QUE TODOS ELES JUNTOS! Aquilo realmente não pode ser chamado de futebol.. porque não é!! Até o meu nogueirense de coração joga melhor! e o nosso estádio é bem mais giro! Ah pois!
Nogueirense ao poder! ;)

Monday, April 14, 2008

Arábia Saudita.. Um pequeno tributo á Fatouma!

Num post anterior, referi que a Fatouma é natural da Arábia Saudita! É sem dúvida uma amiga fantástica, e visto ser de um país onde a cultura é extremamente diferente.. tenho sempre tendência a fazer mil e uma perguntas! Desculpa Fatouma!
Mas é sem dúvida uma cultura que me desperta curiosidade, e daí partilhar convosco algumas das realidades deste país!
Estava hoje á conversa, quando a Fatouma (FA) me disse.. "Ai tenho de preencher a papelada dos impostos.. que seca!"
Ora eu: Impostos? Mas mandas por correio pa Arábia Saudita?
FA: Naaaa! São os meus impostos aqui na América!
eu: Então, e como fazes com os da Arábia Saudita?
FA: Ehh.. Não há impostos na Arábia Saudita!
eu: Mas mas.. eh pah.. sou mesmo ignorante! Não há impostos??!! OH MARAVILHA! Então mas como é que há dinheiro?
resposta da FA: OIL!!
Td dito! Bom.. e a propósito desta vieram muitas mais!
Fiquei então a saber que as mulheres quando se divorciam (com filhos), recebem dinheiro todos os meses do governo! Santa ignorância... Perguntei então se as mulheres lá podem trabalhar, e ela disse que sim.. mas claro, só algumas profissões (ex: professora, enfermeira). Fiquei também a saber que as mulheres não podem conduzir! Os homens devem andar todos contentes nas ruas.. pelo menos na têm expressões como "eh pah! só podia ser uma mulher!" Mas atenção, há excepções! As mulheres Bedouins podem conduzir, pois vivem no deserto! Engraçada a comparação que a Fatouma fez.. As Bedouins são consideradas as mulheres do campo "country women" (apesar de estarem a viver no deserto)!
Fantástico!
Apesar de estar nos States todos os dias aprendo algo.. é sem dúvida um ambiente rico em diferentes culturas que cada vez mais me surpreendem!

Thursday, April 10, 2008

O meu dia-a-dia..

E porque não dedicar um post ao meu dia-a-dia no trabalho? Para alguns ler o post pode ser uma grande seca.. mas para outros até pode ser interessante!
Por incrível que pareça o meu dia começa sempre ás 6 da matina.. está na hora de falar com o ppl de Portugal e de França.. sempre bom para levantar o espírito logo pela manhã!!
Como o metro não espera.. a correria começa logo ás 7! Na posso ir muito mais tarde senão nem sequer consigo entrar no metro.. Não sei se já vos disse mas o metro em chicago para além de já ser velhinho, e fazer IMENSO barulho.. apanha trânsito! Ah pois é.. temos de ficar á espera do sinal verde.. ou ficar na fila atrás dos outros para entrar na estação! Os transportes públicos na Europa são DE LONGE superiores ao que se encontra por cá!
Quase uma hora mais tarde chego ao posto de trabalho! Trato das minhas células, dos meus ratinhos (tão fofinhos!! O estudo foi terminado a semana passada.. que saudades!), dos meus westerns, das minhas imunos ou dos meus real-time PCR's.. sempre na companhia da minha amiga Fatouma da Arábia Saudita!! Um laboratório, só pa nós! É ela que me ouve todos os dias.. sempre a stressar! Bom.. a verdade é que stressamos as duas! LOLOL Ou porque na vou ter tempo pa acabar.. ou porque o meu crystal violet na funcionou.. ou porque está a faltar meio! Enfim.. todos os dias algo acontece.. quando me for embora preciso sem dúvida de terapia para RELAXAR...
Já o Michael é o menos stressado! Bom.. ele resolve quase todos os nossos dilemas!! Assim que surge algo, corremos para o Michael e ele resolve em 5 minutos! Cá para nós, eu acho que ele tem "MUITOS PODERES"! ;) O nosso grupo ainda é grande!












O "group leader" é uma comédia - Dr. Mehta! É da Índia e está sempre a gozar connosco..
principalmente comigo! A portuguesita.. a "baby" do laboratório! Fui fortemente praxada nos primeiros tempos! Quase carreguei uma arca frigorífica de um lado ao outro.. enquanto o ppl olhava, ria e só no fim me disseram que devia esperar 5 minutos.. antes de tentar abrir a arca! Depois há a Dr. Genoveva que é a minha supervisora, é mexicana.. e também está sempre a gozar comigo!! O que vale é que até agora consegui sempre responder á letra! Como eles dizem "We just want to give u a hard time!"! É aquele gozo do género.. "há água? há electricidade em Portugal??" GRRR!! A minha resposta é logo, "Então e no México? E na Índia?" GRRR! Mas é tudo na brincadeirinha!
Depois há o Peng que é Chinês e sabe tudo acerca de técnicas moleculares e por fim os "experts" em Química Orgânica (Rajesh and Loredana) responsáveis pela síntese de novos compostos!











Chega a noitinha e está na hora de voltar a casa, estudar um bocadinho e caminha!

Thursday, April 3, 2008

Domingo.. time to say goodbye!

Após uma noite de muita música, boas vozes e alguma bebida.. a manhã de Domingo chega taaaarde.. Muita preguiçaaaa!
Mas por volta das 2.30 ou 3 da tarde.. se a memória na me falha, apanhamos o muni até Alamo Square para ver todas aquelas casa vitorianas tão típicas da cidade de São Francisco! E como o dia estava simplesmente LINDOOO, deitamo-nos (eu, a Andreia e o carlitos) no parque em frente e admiramos a cidade do cimo da colina!
Ao mesmo tempo almoçamos umas sandochas e apanhamos sol! (Ai que me soube tão bem! Já na via o sol à tanto tempoo!)

Já não deu para ir á famosa Golden Gate.. ficava longe! Mas não há problema porque em direcção a Alcatraz, todos vimos a ponte mais parecida à 25 de Abril!! :)
Da Alamo square seguimos para downtown, e fomos ao Starbuck's mais próximo conhecer as amigas francesas do Carlitos! Muito muito porreiras! Ça va bien? ;) Se puderem, será sp um prazer receber-vos aqui em Chicago! ;) E após uma longa conversa, já era hora de voltar para casa!

Hora de Jantar em casa da Sara e da Ana Luísa! Um curry divinal, seguido de um filme que me fez pensar muito! Até porque, a caminho de casa ainda ia a rever algumas cenas do filme! Fantástico!
Algumas frases que ficaram nas últimas viagens com alguns contactos de São Francisco:
#1: Ai tão fofinhoooo!! **** Fofinhoooo!!****
#2: ah.. OUI! (culpa do manu!)
#3: Eh pah, FRIO?? Frio?? Ouçam lá!! Eu vim de Chicago!!
#4: Mas mas... Eu vim de CHICAGO!
#5: O meu voo atrasou!! AAAHHH!

E foi assim a viagem a São Francisco.. absolutamente FANTÁSTICA!

Próxima paragem: SEATTLE!!

Tuesday, April 1, 2008

Alcatraz... sem fuga!


Situada no meio da baía de São Francisco, encontra-se a ilha de Alcatraz.
Lá apanhamos o belo do barquinho em direcção á prisão! Após me terem dito que nos fechavam lá dentro por 15 segundos... confesso que fui com algum receio.. ENTÃO E SE AVARIAR? E SE NÃO ABRIR? AAAAHHHH Estava realmente com carinha de quem ia para a prisão.. FOR REAL!
Mas lá ganhei coragem e entrei na ilha na companhia da Andreia, do Carlitos e da Lili! Logo á entrada fomos tratados que nem prisioneiros! Entramos pela porta dos reclusos, onde de um momento para o outro a vista sobre a cidade de São Francisco desapareceu.. Estavamos agora no local onde os reclusos tomavam banho e mudavam as roupas (Não tinham privacidade nenhuma! E era frio!)!
Mas o Audio tour começa e é aqui que surgem duas perspectivas diferentes.. vou tentar explicar! Durante toda a visita, ouvimos o tour da perspectiva dos polícias e por outro lado dos prisioneiros! Enquanto o polícia dizia "Este é o corredor D.. esta é a solitária onde os reclusos mal comportados poderiam permanecer durante 14 dias", o prisioneiro já dizia "cada vez que me trancavam na solitária (onde não há luz), arrancava um botão da camisa e atirava ao ar.. e depois apenas o procurava no escuro, afim de passar o tempo!".












Já nas celebrações do ano novo, os reclusos eram trancados nas celas mais cedo, pois os polícias gostavam de ir cedo para casa e celebrar o novo ano com as famílias! Visto que a ilha se situa na Baía, os reclusos podiam ouvir as celebrações, os risos e toda a felicidade das celebrações do Ano Novo.. e como podem imaginar.. psicológicamente era complicado.
Já a história de nos fecharem durante 15 segundos.. não era verdade! UFF! Mas mesmo assim houve uma demonstração de como fechavam os reclusos á noite.. e digo-vos.. era um som HORRIVEL antes de ir pa caminha (vejam o video).. Após um dia na prisão de alta segurança, onde alguns dos piores criminosos viviam, para os prisioneiros aquele som tinha um grande significado.. "sobrevivi mais um dia".





A prisão foi mais tarde encerrada a 21 de Março de 1963 devido ao alto custo de manutenção.
Foi sem dúvida uma visita que me fez pensar muito... e por isso aconselho a todos passar uma tarde por lá!
Já de volta á cidade, encontramo-nos com o António, o Bruno, a Sara e a Ana Luísa.. e fomos até um ristorant italiano! E já tarde voltamos para casa.. para mais uma noite ao som de boa música!